LBRY Block Explorer

LBRY Claims • marcelo-d2-camisa-10-c.-luis-vagner

f98ae293755b30b07124bf853194a23d84eb0a65

Published By
Created On
27 Nov 2022 13:04:25 UTC
Transaction ID
Cost
Safe for Work
Free
Yes
Marcelo D2 - Camisa 10 C. Luis Vagner/Hélio Matheus cd placar - agita brasil 1998. "Luiz Américo"
Retirado do canal @guitarreiro luisvagner "Composição - Luis Vagner - Hélio Matheus" . 1998 - Antes da Copa de 98, a revista Placar e o selo Epic/Sony Music lançaram o cd “Agita Brasil”. Neste cd, a música Camisa 10 ganhou uma versão samba/rap na voz de Marcelo D2.

Camisa 10 é o nome de uma música, gravada pelo cantor brasileiro Luiz Américo em 1973 . A música, composta por Hélio Matheus e Luís Vagner está presente no álbum homônimo (Camisa 10), lançado em 1974.

A música teve uma grande repercussão na época por criticar a Seleção Brasileira de Futebol pós-1970, que depois de se tornar tricampeã no México, atravessava um período de altos e baixos para disputar a Copa da Alemanha de 1974 . Por conta disso, tornou-se o maior sucesso do intérprete :

"Quem compôs a música foi o Luís Vagner e o Hélio Matheus, que fizeram especialmente para eu cantar. Eles sabiam que eu gostava de futebol e escreveram a letra em 73. Aí eu lancei no ano seguinte. Foi um sucesso. (...) Tive outros sucessos, mas essa é a única que não posso deixar de tocar nos shows."— Luiz Américo.
Segundo o site "Mofolandia", foi a 34a música mais tocada no Brasil no ano de 1973.

"Durante um jogo do Brasil com a Itália (em 1973), 2 x 0 para a Itália, nesse momento a gente começou a idéia dessa música. Nós traduzimos essa esperança de dar um toque no treinador: ‘ê, ê, ê treineiro, como é que é, se liga’"— Luís Vagner.

Em 1973, o então técnico da Seleção Brasileira, Zagallo, convocou jogadores para uma excursão à Europa, numa preparação para o Mundial do ano seguinte, disputado na Alemanha .

Após uma derrota para a Itália, os compositores, com boas pitadas de humor, escreveram a letra desta canção fazendo trocadilhos com os nomes dos atletas que estavam dentro e fora da lista. Mas o argumento principal do samba era o fato de o técnico não ter encontrado, até então, um substituto para Pelé, que se despediu da seleção canarinho em 1971("Dez é a camisa dele, quem é que vai no lugar dele").

Na letra, é possível observar referências desde ao goleiro Emerson Leão ("Comiam um frango assado lá na jaula do leão"), ao zagueiro Luís Pereira ("E se não fosse a força desse pau pereira"), ao artilheiro Palhinha, então no Cruzeiro-MG ("Puseram uma palhinha na sua fogueira"), a não-convocação do atacante Jairzinho, conhecido por "Furacão" ("Botaram muito fogo e sopraram o furacão Que nem saiu do chão"), e até ao craque do time, Roberto Rivellino ("O garoto do parque está muito nervoso" - Garoto do parque, porque ele jogava no parque São jorge = Corinthians)1 . O samba ironizava também a escolha do atacante Flecha, que não tinha quem o municiasse no ataque ("levaram uma flecha esqueceram o arco").

Edição: Pbates
...
https://www.youtube.com/watch?v=xLivO7_mxiU
Author
Content Type
Unspecified
video/mp4
Language
Open in LBRY

More from the publisher

Controlling
VIDEO
JOãO
Controlling
VIDEO
BLACK
Controlling
VIDEO
CLARA
Controlling
VIDEO
BRASI
Controlling
VIDEO
ESPEC
Controlling
VIDEO
LULA
Controlling
VIDEO
DOCUM
Controlling
VIDEO
DJ DO
Controlling
VIDEO
NORDE