LBRY Block Explorer

LBRY Claims • o-que-é-vencer-na-vida-3-conselhos-de

745e3ee207e9848b4775badf61e2e1bde14947a9

Published By
Created On
10 Aug 2021 15:05:17 UTC
Transaction ID
Cost
Safe for Work
Free
Yes
O QUE É VENCER NA VIDA? 3 Conselhos de OLAVO DE CARVALHO COACH
O QUE É VENCER NA VIDA? - OLAVO DE CARVALHO COACH.
.
#olavodecarvalho #olavotemrazão
SIGA-ME nas Redes Sociais!
Apoia-se: https://apoia.se/submundointelectual
Links importantes:
Instagram: @submundointelectual
Facebook: https://www.facebook.com/junior.maste...
Twitter: @Juniorex
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DU6bVDT3SkiLdjOinULBVv
#juniormasters #submundointelectual
.
Se você escreve, ou pinta, ou faz sermões na igreja, ou toca música, ou monta a cavalo, ou tira fotos, ou faz qualquer outra coisa que pareça interessante, já deve ter ouvido mil vezes a pergunta: “Você faz isso por dinheiro ou por prazer?” Tão infinitamente repetível é essa fórmula, que ela deve revelar algum traço profundo e permanente do modo brasileiro de ver as coisas – um lugar-comum ou topos da nossa retórica diária.

Ora, todo lugar-comum é um recorte que enfatiza certos aspectos da realidade para momentaneamente dar a impressão de que os outros não existem. Logo, para compreendê-lo é preciso perguntar, antes de tudo, o que é que ele omite.

O que está omitido na pergunta acima é a possibilidade de que alguém se dedique de todo o coração a alguma coisa sem ser por necessidade econômica nem por prazer – ou, pior ainda, que continue se dedicando a ela como se fosse a coisa mais importante do mundo mesmo quando ela só dá prejuízo e dor de cabeça. O que está omitido nessa pergunta — e no modo brasileiro de ver as coisas — é aquilo que se chama vocação.

Vocação vem do verbo latino voco, vocare, que quer dizer “chamar”. Quem faz algo por vocação sente que é chamado a isso pela voz de uma entidade superior — Deus, a humanidade, a História, ou, como diria Viktor Frankl, o sentido da vida.

Considerações de lucro ou prazer ficam fora ou só entram como elementos subordinados, que por si não determinam decisões nem fundamentam avaliações.

No mundo protestante, germânico, há toda uma cultura e uma mística da vocação, e a busca da vocação autêntica é mesmo o tema do principal romance alemão, o Wilhelm Meister de Goethe. Nos países católicos a importância religiosa da vocação, consolidada na ética escolástica do “dever de estado” (por exemplo, o dever dos pais de família, dos comerciantes, dos militares etc.), foi perdendo relevo depois do Renascimento, cavando-se um abismo cada vez mais fundo entre o sacerdócio e as atividades “mundanas”, esvaziadas de sentido na medida em que só o primeiro é considerado vocacional em sentido eminente. No Brasil, para agravar as coisas, a população foi constituída sobretudo de três espécies de pessoas: portugueses que vinham na esperança de enriquecer e não conseguiam voltar, negros apanhados à força e índios que não tinham nada a ver com a his
...
https://www.youtube.com/watch?v=G3jc7tJZc0A
Author
Content Type
Unspecified
video/mp4
Language
Open in LBRY

More from the publisher

Controlling
VIDEO
ESPEC
Controlling
VIDEO
DINHE
Controlling
VIDEO
O GOL
Controlling
VIDEO
É PO
Controlling
VIDEO
A VER
Controlling
VIDEO
"NOVA
Controlling
VIDEO
MULHE
Controlling
VIDEO
A CON
Controlling
VIDEO
CHINA