LBRY Block Explorer

LBRY Claims • Odete-Braga-Furtado-(Advogada-Capixaba)

662180719cbc516a95306a587e5e78ecc60e14fe

Published By
Created On
24 Jan 2024 15:39:59 UTC
Transaction ID
Cost
Safe for Work
Free
Yes
Odete Braga Furtado (Primeira Advogada Capixaba)
Nasceu em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a 28/05/1899, filha de Maria Cândida e Pedro Luiz Furtado. Ao terminar o Curso Primário ingressou no Curso Normal da Escola "Jerônimo Monteiro", em Vitória. Tinha 15 anos, quando obteve o primeiro lugar do curso, em 1914.

Nomeada professora primária da Escola Isolada do Forte São João, em 1915, lá permaneceu por mais de dois anos. Naquele período, fez três exames seriados no Ginásio Espírito-santense. Como faltavam quatro matérias para a obtenção do Certificado do Curso Ginasial, reinvidicou ao secretário da instituição a extensão da matrícula ao sexo feminino, para que as mulheres conseguissem os diplomas das 5 séries ginasiais.

Convidada pela empresa ítalo-capixaba Vivácqua Irmãos e Cia., atuou como correspondente oficial da mesma, pela competência demonstrada nos contatos com a Direção e a Gerência da empresa e seus interessados. Como dominava os idiomas francês e inglês, teve larga atuação na área de correspondência comercial e serviços de contabilidade, aumentando o seu conceito profissional.

Cumprindo o papel de pioneira no contexto social de sua época, Odete Braga Furtado foi a primeira mulher capixaba a laurear-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, em 10/12/1928, ocasião em que obteve o primeiro lugar.

Foi também a primeira a fazer parte, via concurso público nacional, do quadro de funcionários do Banco do Brasil (29/11/1923), e a primeira a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete Civil da Presidência do Estado do Espírito Santo, no governo de Nestor Gomes (1920-1924), sendo a precursora, do seu sexo, na função burocrática no Espírito Santo, possibilitando às suas conterrâneas o acesso ao trabalho nas repartições públicas.

Trabalhou durante 33 anos, mas não se aposentou na época devida porque desejava atingir o grau máximo da carreira para a mulher bancária na época: Chefe de Seção. Foi também Assessora Técnica do Departamento Nacional do Café e da Superintendência da Moeda e do Crédito. Militou, como advogada, no Foro do Rio de Janeiro. Faleceu em 28/08/1977, no Rio de Janeiro.
FONTE: A face múltipla e vária - A presença da mulher na cultura capixaba, de Agostino Lazzaro

Foi professora do estado, primeira advogada formada do estado, professora do Faculdade de Direito do Rio e primeira funcionária do Banco do Brasil.

Em nosso meio vive a senhorita Odete Furtado, outra capixaba, que além de cursar com o maior distinção a faculdade de direito dessa capital e de ter sido o primeiro elemento feminino que ingressou para o Banco do Brasil, pode reivindicar o direito de ter sido a primeira mulher brasileira que ocupou o cargo de oficial de gabinete de uma presidência estadual.
Author
Content Type
Unspecified
video/mp4
Language
Open in LBRY

More from the publisher

Controlling
VIDEO
OS AT
Controlling
VIDEO
CENSO
Controlling
VIDEO
O COM
Controlling
VIDEO
AS EN
Controlling
VIDEO
ÉDEN
Controlling
VIDEO
A QUE
Controlling
VIDEO
O ESP
Controlling
VIDEO
FILME
Controlling
VIDEO
FIM D