LBRY Block Explorer

LBRY Claims • verdades-fundamentais-da-salvação-11

5d3be911792d783b73574987504eda2564e706b1

Published By
Created On
20 May 2022 10:56:36 UTC
Transaction ID
Cost
Safe for Work
Free
Yes
Verdades Fundamentais da Salvação - Capítulo 9 - O Espírito Interior (2) - 19/05/22
Link do artigo em inglês - Use o Google tradutor para traduzir para o português.

Edward Dennett - Verdades Fundamentais da Salvação – Capítulo 9 – O Espírito interior
https://www.stempublishing.com/authors/dennett/Fundamen.html

Existem vários aspectos proeminentes da habitação do Espírito que desejamos notar brevemente.
1. Como testemunha . A presença do Espírito Santo na terra é o testemunho da redenção consumada. Pois antes de nosso Senhor partir, Ele prometeu enviar "outro Consolador" (João 14:16-17 , 25 , 26 ; João 15:26-27 ; João 16:7-14); e Ele disse distintamente a Seus discípulos que "Ele enviaria sobre eles a promessa de Seu Pai" e que deveriam "permanecer em Jerusalém até que fossem revestidos de poder do alto" (Lucas 24:49).
A descida, portanto, do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi o sinal infalível da conclusão da redenção ou melhor, a prova de que Deus havia aceitado e estava descansando satisfeito na obra consumada de Cristo. Pois "é o Espírito que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade" (1 João 5: 6).
Mas aqui falamos antes do Espírito habitando nos filhos de Deus, e tal, como vimos, Ele “dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Rom.8:15-16 ; Gal.4:6-7) Nesse aspecto, Ele é a testemunha da redenção consumada para a alma individual - como será visto ao tratar o próximo aspecto e, portanto, todo filho de Deus deve saber por este testemunho seguro que ele é salvo.
Mas pode-se perguntar: Como é esse testemunho de nossa filiação? O próprio fato de Sua presença dentro de nós é um testemunho disso; mas por Sua presença Ele forma dentro de nós afeições adequadas ao nosso relacionamento, gera em nós desejos para gozo do amor do Pai, nos capacita nas sagradas intimidades de nosso lugar e posição filial a clamar, Aba, Pai, certifica em nossas almas a Palavra na qual confiamos como reveladora do relacionamento e das bênçãos que nos pertencem como filhos de Deus e, portanto, dá testemunho muito distinto com o nosso espírito.
Não! não é um testemunho audível, e é discernido e apreendido apenas por nosso espírito; mas não é menos (abstrata), não, é ainda mais real por causa disso, por ser de fato um segredo vivo entre nós e Deus.
A força e clareza de Seu testemunho, não devem ser esquecidas, dependerá de condições. "Tantos quantos são guiados pelo Espírito de Deus, esses são os filhos de Deus. ”Em outras palavras, assim como ser guiados pelo Espírito de Deus é uma evidência de que somos filhos de Deus, assim é, quando somos guiados caminhando em caminhos simples , em amorosa obediência e dependência, para que nosso espírito discirna mais claramente Seu testemunho de nossa filiação.
Mas se estivermos caminhando a ponto de entristecê-lo, ouviremos em vão seu testemunho, pois o teremos entristecido até o silêncio. Deus não permitirá portanto, que nenhum de Seus filhos ande descuidadamente, descansando na certeza de sua salvação na base de serem filhos; mas Ele nos lembra que se formos Seus, seremos guiados pelo Espírito, e que Ele dará testemunho com nosso espírito, e nos ensinará a clamar, Aba, Pai.
2. Como um selo . Essa verdade é colocada diante de nós em várias passagens. “Aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus; quem também nos selou ” (2Cor.1:21-22). Novamente, "em quem também depois que crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa" (Efésios 1:13); e na mesma epístola somos exortados a "não entristeçer o Espírito Santo de Deus, pelo qual fostes selados para o dia da redenção" (Ef 4:30).
O Espírito Santo dado para habitar nos crentes é o próprio selo; isto é, Deus assim os marca, toma posse deles como seus e os declara pelo Espírito estar dentro deles como sendo Sua propriedade.
Se alguém puder usar a ilustração, assim como a seta (flecha) larga declara que a coisa na qual está marcada pertence à Rainha, o Espírito de Deus nos separa, nos marca como pertencentes a Deus.
Mas a figura é de um selo. Agora, o selo não apenas indicava a propriedade pela impressão sobre ele, mas também era colocado para proteção.
Conseqüentemente, os crentes são considerados selados até o dia da redenção. Eles estão protegidos pelo selo até que o Senhor volte para recebê-los para Si mesmo. E, portanto, apenas os crentes são selados; e eles não são selados até que pertençam ao Senhor, até que sejam tirados da casa de sua escravidão (como visto antes), por meio da morte e ressurreição de Cristo,
3. Como um penhor . Duas das passagens já citadas falam do Espírito como o penhor. “O qual também nos selou e deu como penhor o Espírito em nossos corações” (2 Coríntios 1:22); “Em quem depois que crestes, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, que é o penhor da nossa herança até o resgate da possessão adquirida, para louvor da Sua glória” (Ef.1:13-14) É a última passagem que define mais exatamente o caráter do penhor.
...
https://www.youtube.com/watch?v=4cLOCH6DpBg
Author
Content Type
Unspecified
video/mp4
Language
Open in LBRY

More from the publisher

Controlling
VIDEO
#0961
Controlling
VIDEO
ALGU
Controlling
VIDEO
QUAND
Controlling
VIDEO
POR Q
Controlling
VIDEO
DIARI
Controlling
VIDEO
#2645
Controlling
VIDEO
#2247
Controlling
VIDEO
QUAL
Controlling
VIDEO
DE ON