aprenda-a-fazer-muda-de-frutífera-sem
minha loja virtual passa la tem tudo que vc possa imaginar grato Drim
https://www.parceiromagalu.com.br/Alexandredrim
Link do adubo pra fazer suas plantas florir mais ?
https://youtu.be/1qufOdEqa5k
Link como fazer estaquia
de frutiferas ?
https://youtu.be/cPViIO2E-Gg
Estaquia, um processo eficiente de propagação de plantas frutíferas
Para um perfeito planejamento do pomar, é preciso dar total atenção às mudas das espécies que pretende-se plantar
Para se plantar mudas frutíferas temos de nos atentar para determinados fatores como a área onde serão plantadas, o clima, a qualidade do solo e o manejo cultural
O cultivo de plantas frutíferas é opção econômica, viável para boa parte dos produtores rurais, principalmente nas pequenas e médias propriedades. Além de ser uma alternativa econômica, ele contribui para a melhoria de qualidade na alimentação da família rural. Entretanto, para um perfeito planejamento do pomar, é preciso dar total atenção às mudas das espécies que pretende-se plantar. Sem esquecer é claro, de outros detalhes como a área, o local, o clima, a qualidade do solo e o manejo cultural.
“Em função da melhoria do poder aquisitivo da população e consequente aumento no consumo de frutas, está havendo uma corrida para a fruticultura comercial, tanto no aspecto de formação de pomares com finalidades comerciais, como o plantio de espécies frutíferas em chácaras e sítios de lazer, resultando no aumento da demanda por mudas”, afirma o professor Dalmo Lopes de Siqueira, do curso Produção de Mudas Frutíferas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Entretanto, é preciso que se tenha conhecimentos técnicos para produzir boas mudas, pois o consumidor está cada vez mais exigente quanto à qualidade da fruta ofertada nos mercados e a qualidade da fruta depende da qualidade das mudas. Estas devem apresentar um padrão definido por uma legislação própria para cada espécie, regulamentada por órgãos federais e estaduais de sementes e mudas. Por exemplo, o padrão de uma muda é dado pela sua sanidade, altura, diâmetro do caule, número de ramos, tipo de enxertia, tipo de embalagem, estado vegetativo, entre outros.
1) Estaquia
Principal método de propagação de arbustos ornamentais, a estaquia é bastante usada para a propagação comercial, em estufas, de muitas plantas floríferas. É também usada em fruticultura. Para espécies que podem ser propagadas por facilidade por este método, ele apresenta uma série de vantagens, pois é possível, com poucas matrizes produzir um grande número de mudas. Além disso, é é econômico, rápido, simples e não requer a enxertia, que exige mão de obra especializada.
1.2) Classificação das estacas quanto à origem
As estacas do caule são as mais utilizadas, pois precisam regenerar apenas o sistema radicular, já que as gemas estão formadas. Quanto às estacas da raiz, estas necessitam da escavação do solo, exposição do sistema radicular e danos à planta matriz. Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna. Neste tipo de estaca, há necessidade de regeneração de caule e raízes.
1.3) Classificação das estacas quanto à consistência
Quanto à consistência, as estacas são classificadas em herbáceas, semilenhosas e lenhosas. As estacas semilenhosas e lenhosas são os tipos mais utilizados na fruticultura.
- Semilenhosas: podem ser oriundas de ramos ainda não completamente lignificados de plantas lenhosas, ou de plantas que apresentam menor lignificação. Normalmente, apresentam comprimento de 10-15 cm, geralmente apresentando folhas. Por exemplo, em estacas de goiabeira existe diferenças entre cultivares quanto à capacidade de enraizamento. Devem possuir 2 pares de folhas, reduzidas à metade, com dois entrenós, e coletadas, preferencialmente, de janeiro a março. Muitas vezes, a própria folha cortada pela metade, consegue enraizar;
- Lenhosas: são estacas duras, fibrosas, retiradas de ramos completamente lignificados, possuindo um ano ou mais de idade.
...
https://www.youtube.com/watch?v=Z89u5d8OGkw
Transaction
Created
1 year ago
Content Type
Language
video/mp4
pt